Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estudo da demanda de saúde mental em Centro de Saúde da Família em Caucaia, Ceará, Brasil / Study of the mental health demand of a Family Health Center in Caucaia, Ceará, Brazil / Estudio de la demanda de salud mental en Centro de Salud Familiar en Caucaia, Ceará, Brasil

Tavares, André Luís Bezerra; Souza, Adriano Rodrigues de; Pontes, Ricardo José Soares.
Rev. bras. med. fam. comunidade ; 8(26): 35-42, jan./mar. 2013. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-880994

Objetivo:

Identificar a taxa de atendimentos a usuários com queixas de saúde mental em Centro de Saúde da Família, em Caucaia, CE, Brasil, de maio de 2011 a dezembro de 2011.

Métodos:

Estudo transversal descritivo, de abordagem quantitativa. Para coleta de dados foram aplicados SRQ-20 e formulário estruturado (idade, sexo, classificação, diagnóstico, uso de medicação e acompanhamento em outros serviços de saúde). Os dados foram analisados através de números absolutos e percentuais.

Resultados:

Verificou-se taxa de atendimentos médicos relacionados à saúde mental de 19,48% (579) entre os realizados (2.972). Desses, 19,5% (113) apresentavam transtorno mental leve a moderado, 34,7% (201), transtorno mental grave, e 43% (249), sofrimento psíquico.

Conclusões:

Constatou-se alta prevalência de transtornos mentais e sofrimento psíquico no serviço de saúde pesquisado. Torna-se necessária a implementação de ações de saúde mental na Estratégia Saúde da Família, com articulações intersetoriais e que contribuam para facilitar o acesso de usuários ao serviço de saúde, possibilitando reabilitação psicossocial.
Biblioteca responsável: BR408.1
Localização: BR408.1