Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Previsão de gravidez pós-fertilização in vitro de acordo com valor de ß-hCG e progesterona / Prediction of pregnancy after in vitro fertilization according ß-hCG and progesterone levels

Metello, José Luis; Tomás, Claudia; Ferreira, Pedro; Ramos, Sandra; Lisboa, Vanessa; Melo, Pedro Sá.
Reprod. clim ; 31(3): 134-142, 2016. ilus, tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-881002

Introdução:

Múltiplos estudos sugerem que os valores de ß-hCG e de progesterona podem ser bons preditores de gravidez.

Objetivo:

Investigar o potencial dos valores de ß-hCG e progesterona na previsão de gravidez evolutiva e de gravidez gemelar, 14 dias após punção ovocitária em ciclos FIV/ICSI, e estabelecer um modelo de previsão.

Métodos:

Estudo retrospetivo de ciclos com punção e transferência de embriões a fresco entre maio/2011 e setembro/2015. Os grupos definidos foram sem gravidez; gravidez não evolutiva; gravidez evolutiva (única ou gemelar). A análise estatística considerou = 5%. Para avaliar a capacidade de prever gravidez evolutiva e gravidez gemelar recorreu-se a um modelo de análise multivariada e usou-se um processo de regressão logística binária. Recorreu-se às curvas ROC para avaliar a capacidade do valor de ß-hCG e progesterona na distinção entre gravidez não evolutiva e evolutiva.

Resultados:

Verificaram-se 149 casos sem gravidez 11,4%, gravidez não evolutiva 24,8%, gravidez evolutiva 63,8% (83 única, 12 gemelares). Com exceção dos valores de progesterona e ß-hCG, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis do grupo gravidez não evolutiva e evolutiva (ß-HCG 38,9 vs 159 UI/L; progesterona 20,4 vs 60 ng/mL). Na comparac¸ão entre gravidez única e gemelar, apenas o valor de ß-hCG foi estatisticamente significativo (ß-HCG 147 vs 331 UI/L). Quando o valor de progesterona é ≥ 25, a probabilidade de gravidez é 5,4 vezes superior (IC95%, 1,18-24,8). Na regressão logística para gravidez gemelar apenas o valor de ß-hCG foi estatisticamente significativo.

Conclusão:

Uma avaliação única de progesterona e ß-hCG, 14 dias após punção, tem um bom valor preditivo de gravidez evolutiva, porém com capacidade limitada para discriminar entre gravidez única e gemelar.(AU)
Biblioteca responsável: BR33.1