Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acesso ao diagnóstico da tuberculose na atenção primária à saúde / Diagnosis of tuberculosis access in primary health care

Vieira, Alcivan Nunes; Lima, Deivson Wendell da Costa; Souza, Jéssika Barbosa de; Leite, Andreza Carla Queiroz Bezerra; Medeiros, Carla Patricia Pereira de; Fonseca, Hugmara Araújo da.
Rev. APS ; 20(3): 323-330, 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-881088
Esta pesquisa objetivou descrever o acesso ao diagnóstico da tuberculose (TB) na Atenção Primária à Saúde (APS). Os sujeitos foram pacientes com diagnóstico de TB em situação de internação hospitalar. Os dados foram produzidos por meio de um formulário voltado à caracterização dos pacientes e de uma entrevista semiestruturada com as seguintes questões como você descobriu que estava com TB? Como foi o acesso aos exames que diagnosticaram a doença? A análise dos dados foi quantitativa frequencial para os dados obtidos no formulário, e para a entrevista semiestruturada, foi aplicada a análise de conteúdo de Bardin. Identificou-se que o primeiro nível de assistência procurado por 57% dos pacientes foram as unidades de APS; quanto ao diagnóstico da doença, para 43% dos pacientes, foi realizado em alguma clínica privada não conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS); o mesmo percentual teve o diagnóstico confirmado no serviço especializado em doenças infectocontagiosas e em algum serviço de pronto atendimento. Em apenas 14% dos casos, o diagnóstico ocorreu na APS. O acesso ao diagnóstico da TB na APS encontra-se deficiente, o que contribui para que o tratamento seja retardado e a disseminação da doença não seja contida.
Biblioteca responsável: BR378.1