Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hipertensos e diabéticos com insuficiência renalcrônica no Brasil cadastrados no SIS/HIPERDIA / Hypertensive and diabetic individuals with chronic renal failure in Brazil registered in SIS/HIPERDIA

Rocha, Cintia Capistrano Teixeira; Gomes, Andréa Tayse de Lima; Silva, Micheline da Fonseca; Costa, Isabelle Katherinne Fernandes; Mendes, Cristina Katya Torres Teixeira; Mendonça, Ana Elza de Oliveira; Torres, Gilson de Vasconcelos.
Rev. bras. hipertens ; 22(1): 27-32, jan.-mar.2015.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-881290
Segundo as Diretrizes Brasileiras de doença renal crônica (DRC), os maiores fatores de risco para o desenvolvimento da doença são hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus e história familiar de DRC. Diante das evidências, o objetivo deste estudo foi descrever e analisar os índices de insuficiência renal crônica (IRC) por estado e região brasileira e compará-los com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Este é um estudo epidemiológico descritivo do tipo ecológico, no qual foi extraído o índice de IRC do SIS/HIPERDIA, de janeiro de 2002 a fevereiro de 2013, por estado brasileiro. Os dados coletados foram transferidos para um banco de dados no aplicativo Microsoft® Excel 2010, e foram realizadas as análises descritivas, com frequências absolutas e relativas. De acordo com a análise dos dados, destaca-se que a Região Sudeste apresentou maior prevalência de doença renal; dentre as comorbidades, a HAS foi responsável pelo maior acometimento de IRC. Asregiões Sudeste e Centro-Oeste tiveram maiores IDHs, e houve uma elevada prevalência de IRC no sexo feminino. Nesse contexto, verificou-se que o maior índice de IRC nas regiões com maior IDH em comparação a outras pode estar relacionado à concentração de centros de nefrologia nas regiões mais desenvolvidas do país.
Biblioteca responsável: BR26.1