Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educação interprofissional na pós-graduação em saúde: dimensões pedagógicas interprofissionais em uma Residência Multiprofissional em Saúde da Família / Interprofessional education in health postgraduate: interprofissional pedagogical dimensions in a Family Health'sMultiprofessional Residency / Educación sanitaria interprofesional de postgrado: dimensiones pedagógicas Interprofesional en una residencia Multidisciplinar en Salud de la Familia

Arruda, Gisele Maria Melo Soares; Barreto, Ivana Cristina de Holanda Cunha; Pontes, Ricardo José Soares; Loiola, Francisco Antônio.
Tempus (Brasília) ; 10(4): 187-214, out.-dez. 2016.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-882234
Este artigo analisa a proposta pedagógica do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (PRMSFC) da Escola de Saúde Pública do Cearána perspectiva da Educação Interprofissional (EIP). Realizou-se estudo de caso utilizando observação participante, entrevistas semiestruturadas e revisão documental entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015 em dois municípios do Ceará. Participaram do estudo2 coordenadores do PRMSFC,7 preceptores e 15 residentes. O corpus de dados sofreu análise temática. A pesquisa seguiu os aspectos éticos da pesquisa com seres humanos. Observou-se que oPRMSFCse organiza como estratégia de EIP por vários aspectos currículo baseado em competências, educação pelo trabalho, lotação dos residentes em equipes multiprofissionais, formação de adultos, dentre outros. No processo de ensino-aprendizagem, capturou-se a potência da metodologia da tenda invertida, do método da roda e do papel do preceptor de campo no estímulo e apoio ao trabalho e à aprendizagem interprofissional. Dentre os desafios, encontram-se o processo de interiorização da educação permanente, a sustentabilidade financeira do PRMSFC e a dependência do processo formativo quanto à adesão dos atores envolvidos. Sugere-se que futuras investigações sejam conduzidas para análise das dimensões da EIP efetivadas nos programas brasileiros de residência multiprofissional.
Biblioteca responsável: BR246.1