Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Índice de hospitalização e custos associados à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) entre estados que padronizaram versus que não padronizaram o tiotrópio ­ dados do mundo real / Hospitalization rates and costs associated with chronic obstructive pulmonary disease among states standardized versus not standardized tiotropium ­ real-world data

Melo, Thais Gomes; Santoni, Natália Bolzachini; Finkelstein, Beny José; Veiga, Daniela Luciano Pastor da; Nascimento, Marcos Henrique Santana; Rosito, Fabio César Arruda.
J. bras. econ. saúde (Impr.) ; 10(1): 29-35, Abr. 2018.
Artigo em Português | LILACS, ECOS | ID: biblio-884392

Objetivo:

Avaliar, por meio de dados do mundo real (DATASUS) e análises estatísticas, o impacto da inclusão do tiotrópio no tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), comparando o índice de hospitalização e custos associados à internação nos estados que possuem o tiotrópio padronizado em suas diretrizes de tratamento comparados aos estados que não o incluem.

Método:

Estudo retrospectivo histórico realizado entre 2013 e 2015, a partir de dados obtidos do DATASUS, portais de compras públicas estaduais e Secretarias de Saúde Estaduais. Todos os índices foram normalizados pelo número da população, de acordo com os dados atualizados do IBGE. Foi utilizado o teste Z para avaliar a significância estatística dos resultados.

Resultados:

A análise combinada do grupo com tiotrópio apresentou 52,4% menos hospitalizações em comparação ao grupo sem tiotrópio (90,0/100.000 versus 43,3/100.000, respectivamente, p < 0,01). O gasto total para o sistema único de saúde com hospitalização por DPOC foi de R$ 2,3 milhões e R$ 4,8 milhões para o grupo com tiotrópio vs. grupo sem tiotrópio, respectivamente (p = 0,0003). Houve diferença significativa entre os grupos quanto ao número total e gastos totais de internação por DPOC, nos estados nos quais o tiotrópio estava padronizado e nos estados sem o tiotrópio padronizado.

Conclusão:

A análise dos resultados sugere redução significativa no número de internações por DPOC e seus respectivos gastos nos estados nos quais o tiotrópio está padronizado.
Biblioteca responsável: BR1925.9
Localização: BR600