Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construção e Validação de cartilha para prevenção da transmissão vertical do HIV / Development and validation of a booklet for prevention of vertical HIV transmission

Lima, Ana Carolina Maria Araújo Chagas Costa; Bezerra, Karine de Castro; Sousa, Deise Maria do Nascimento; Rocha, Joanna de Freitas; Oriá, Mônica Oliveira Batista.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 30(2): 181-189, mar.-abr. 2017. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-885787
Resumo Objetivo Descrever processo de construção e validação de cartilha educativa para prevenção da transmissão vertical do HIV.

Método:

Estudo metodológico em três etapas levantamento bibliográfico, elaboração da cartilha e validação do material por especialistas no assunto e representantes do público-alvo. Realizou-se a validação por 9 juízes e 30 representantes do público-alvo. Considerou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) mínimo de 0,78, para validação de conteúdo e concordância mínima de 75% para validação de aparência. Resultados A cartilha apresentou IVC global de 0,87 pelos juízes e nível de concordância excelente entre os juízes (91,1%-100%) e representantes do público-alvo (98,1%-100%). Entretanto, os juízes propuseram sugestões de melhorias da cartilha, que foram acatadas e modificadas para versão final do material. Conclusão A cartilha foi validada quanto ao conteúdo e aparência, devendo-se ser considerada no contexto das atividades educativas como instrumento capaz de favorecer para prevenção da transmissão vertical do HIV.
Biblioteca responsável: BR1.2