Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validação de mensagens telefônicas para promoção da saúde de pessoas com HIV / Validation of phone messages to promote health in people with HIV

Lima, Ivana Cristina Vieira de; Galvão, Marli Teresinha Gimeniz; Pedrosa, Samyla Citó; Silva, Camila Aparecida Costa; Pereira, Maria Lúcia Duarte.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 30(3): 227-232, mai-jun. 2017. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-885810
Resumo Objetivo Avaliar a opinião de experts sobre o conteúdo de mensagens telefônicas para a promoção da saúde de pessoas vivendo com HIV. Métodos Estudo de desenvolvimento metodológico direcionado à validação de dez mensagens telefônicas, com participação de 11 experts que avaliaram sua clareza e grau de relevância. O índice de validade de conteúdo relativo a cada mensagem foi calculado e estabeleceu-se uma concordância mínima de 75%. Resultados Foram consideradas mensagens claras (79,1%) e muito relevantes (98,2%). O índice de validade de conteúdo geral foi 0,98. Principais alterações sugeridas inclusão de um questionamento sobre o tema no início de cada mensagem; adequação para uma linguagem mais simples e interativa; substituição de termos específicos e exclusão de palavras ou expressões relacionadas ao HIV. Conclusão Os experts consideraram as mensagens claras e relevantes para a promoção da saúde das pessoas vivendo com HIV.
Biblioteca responsável: BR1.2