Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autoeficácia na amamentação e duração do aleitamento materno exclusivo entre mães adolescentes / Breastfeeding self-efficacy and length of exclusive breastfeeding among adolescent mothers

Conde, Raquel Germano; Guimarães, Carolina Maria de Sá; Gomes-Sponholz, Flávia Azevedo; Oriá, Mônica Oliveira Batista; Monteiro, Juliana Cristina dos Santos.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 30(4): 383-389, Jul.-Ago. 2017. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-885851
Resumo Objetivo Verificar a associação entre a autoeficácia na amamentação de mães adolescentes e a duração do aleitamento materno exclusivo. Métodos Estudo longitudinal e prospectivo. Para avaliação da autoeficácia na amamentação foi utilizada a versão brasileira da Breastfeeding Self-Efficacy Scale na maternidade, e para avaliação da alimentação da criança foi aplicado um questionário, por meio de contato telefônico, com 30, 60 e 180 dias pós-parto. Resultados 56,90% das participantes apresentaram alto nível de autoeficácia para amamentar. A prevalência AME foi de 62% em 30 dias, 52,59% em 60 dias e 16% em 180 dias pós-parto. Não houve associação significativa entre a confiança com a duração do aleitamento materno exclusivo. Conclusão A confiança não foi um fator preditivo da prevalência do aleitamento materno exclusivo. entre as mães adolescentes. No entanto, evidencia-se a necessidade de novas estratégias para que as adolescentes que passam por intercorrências nestes períodos sejam acolhidas e auxiliadas.
Biblioteca responsável: BR1.2