Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diagnósticos de enfermagem da CIPE® para pessoas com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida / ICNP® nursing diagnoses for people with acquired immunodeficiency syndrome

Souza Neto, Vinicius Lino de; Silva, Richardson Augusto Rosendo da; Rocha, Cintia Capistrano Teixeira; Costa, Rayane Teresa da Silva; Nóbrega, Maria Miriam Lima da.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 30(6): 573-581, Nov.-Dez. 2017. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-885905
Resumo

Objetivo:

Identificar diagnósticos de enfermagem da CIPE®, a partir dos fenômenos da prática de enfermagem evidenciados na avaliação da saúde de pessoas vivendo com a Síndrome da Imunodeficiência adquirida.

Métodos:

Estudo transversal com 120 pessoas vivendo com Aids em um hospital de doenças infectocontagiosas. Para a coleta de dados empregaram-se um roteiro de entrevista e exame físico. A elaboração dos diagnósticos foi realizada utilizando-se a CIPE®. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

Identificaram-se 72 fenômenos da prática de enfermagem, sendo possível a elaboração de 37 diagnósticos. Destes, apenas 11 obtiveram o índice de Concordância e índice de validação de conteúdo > 0.80, sendo considerados validados; dos quais sete foram classificados dentro das necessidades psicobiologicas e quatro nas psicossociais.

Conclusão:

A identificação dos fenômenos da prática de enfermagem corrobora na elaboração dos diagnósticos, resultados e intervenções direcionados às necessidades prioritárias de pessoas vivendo com Aids.
Biblioteca responsável: BR1.2