Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adesão de portadores de doença renal crônica em hemodiálise ao tratamento estabelecido / Adhesión de enfermos de insuficiencia renal crónica al tratamiento establecido / Treatment adherence of chronic kidney disease patients on hemodialysis

Lins, Silvia Maria de Sá Basílio; Leite, Josete Luzia; Godoy, Simone de; Tavares, Joyce Martins Arimatea Branco; Rocha, Ronilson Gonçalves; Silva, Frances Valéria Costa e.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 31(1): 54-60, Jan.-Fev. 2018. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-885937
Resumo

Objetivo:

Identificar o comportamento de adesão do paciente renal crônico ao regime terapêutico nas suas quatro dimensões hemodiálise uso de medicamentos, dieta e restrição hídrica.

Métodos:

Estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa, desenvolvido em dois centros de hemodiálise no Estado do Rio de Janeiro. Para coleta de dados, foi utilizado um questionário de avaliação sobre a adesão do portador de doença renal crônica em hemodiálise. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva simples.

Resultados:

O domínio que apresentou maior percentual de pacientes não aderentes foi a hemodiálise, com 32%. Já a medicação foi o domínio com maior percentual de pacientes aderentes, 93,6%.

Conclusão:

A adesão à terapêutica é um comportamento dinâmico e, como tal, merece monitorização constante.
Biblioteca responsável: BR1.2