Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Combinaciones de autoanticuerpos y su asociación con variables clínicas en artritis reumatoidea / Combinations of autoantibodies and their association with clinical variables in rheumatoid arthritis / Combinações de autoanticorpos e sua associação com variáveis clínicas na artrite reumatóide

Hernández-Bello, Jorge; Baños-Hernández, Christian Johana; Palafox-Sánchez, Claudia Azucena; Navarro-Zarza, José Eduardo; Reyes-Castillo, Zyanya; Muñoz Valle, José Francisco.
Acta bioquím. clín. latinoam ; 52(1): 49-60, mar. 2018. graf, tab
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-886160
O objetivo deste estudo foi avaliar a relevância clínica de analisar dois novos autoanticorpos (anti-vimentina citrulinada mutada anti-MCV e anti-peptidilarginina deiminase 4 anti-PAD4) e os convencionalmente utilizados no diagnóstico (fator reumatóide FR e anticorpos contra peptídeos citrulinados cíclicos anti-CCP) da artrite reumatóide (AR). Os autoanticorpos foram avaliados através de ensaios imunoenzimáticos em soro de 370 doentes com AR e 200 controles. Foi observado que os anticorpos anti-MCV apresentaram o maior grau de especificidade de todos os analisados (100%), enquanto que os anticorpos anti-PAD4 apresentaram a menor sensibilidade (24%) e especificidade (95%). Quatro por cento dos indivíduos soronegativos para FR e anti-CCP foram soropositivos para anti-MCV ou PAD4. Os doentes tríplice soropositivos (FR, anti-CCP e anti-MCV) apresentam maior inflamação sistêmica/articular e atividade clínica do que aqueles com outras combinações de autoanticorpos (p<0.001). Os doentes apenas positivos para FR apresentaram menor inflamação e atividade clínica (p<0.001). Em conclusão, a inclusão dos anticorpos anti-MCV para o painel utilizado para o diagnóstico de AR (FR e anti-CCP) poderia melhorar o diagnóstico oportuno dos indivíduos, principalmente daqueles que são soronegativos para FR e anti-CCP. Por outro lado, existem perfis de autoanticorpos associados à atividade clínica de doentes.
Biblioteca responsável: AR1.1