Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relationship between bone mineral density and body composition in elderly / Relação entre a densidade mineral óssea e a composição corporal em idosos

ALONSO, ANGÉLICA CASTILHO; GONÇALVES, TUANE ANDREATTA; ALMEIDA, JENIFER KRISTINA ALVES DE; MACHADO-LIMA, ADRIANA; ERNANDES, RITA DE CÁSSIA; GREVE, JULIA MARIA D'ANDRÉA; GARCEZ-LEME, LUIZ EUGÊNIO.
Acta ortop. bras ; 26(1): 27-29, Jan.-Feb. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-886512
RESUMO

Objetivo:

Avaliar a associação entre a DMO e a composição corporal em idosos hígidos em diferentes sítios esqueléticos.

Métodos:

Foram analisados 87 prontuários e exames de DMO com composição corporal de idosos do sexo masculino com média de idade de 68,5 (6,5) variando de 60 a 87 anos. Os critérios de inclusão foram valores de DMO dentro do normal (T-score maior ou igual a -1,0); IMC dentro dos valores normais ou sobrepeso (18,5 a 29,5 kg/m2). A composição corporal foi avaliada por meio de densitometria óssea por dupla emissão de raios-X (DEXA) em aparelho LUNAR-DPX.

Resultados:

Quanto maior as massas magra e gorda e os tecidos moles, melhor os valores da DMO dos idosos e quanto maior a idade, pior a qualidade da DMO.

Conclusão:

A composição corporal (massas magra e gorda e tecidos moles) de homens idosos associa-se positivamente na DMO em todos os locais do corpo (membros superiores, inferiores e tronco). Nível do Evidênci II; Estudos prognósticos - Investigação do efeito de caractetísticas de um paciente sobre o desfecho da doença.
Biblioteca responsável: BR734.1