Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Formação em enfermagem e mundo do trabalho: percepções de egressos de enfermagem / Formación en enfermería y mundo laboral: percepciones de egresados de enfermería / Nursing Education and the Workplace: Perceptions of Nursing Graduates

Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Pires, Ariane da Silva; Gonçalves, Francisco Gleidson de Azevedo; Tavares, Kelly Fernanda Assis; Baptista, Ana Terra Porciúncula; Bastos, Thamiris Marinho Gollo.
Aquichan ; 17(2): 204-216, abr.-jun. 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-887282
RESUMO

Objetivos:

descrever e analisar a percepção de egressos do curso de graduação em enfermagem sobre o processo de formação e o mundo do trabalho em saúde e enfermagem. Materiais e

método:

pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Trinta egressos participaram da pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram tratados com fundamento na análise temática de conteúdo.

Resultados:

a partir da análise, emergiu a seguinte categoria empírica dinamicidade e complexidade do mundo do trabalho e formação a ótica do egresso de enfermagem. Tal categoria reuniu duas subcategorias denominadas características do mundo do trabalho contemporâneo e fatores relacionados à profissão de enfermagem que interferem no trabalho do enfermeiro.

Conclusões:

os participantes apresentam um ponto de vista crítico e uma visão macroestrutural sobre o mundo do trabalho contemporâneo aproximada da discussão de sociólogos e estudioso do trabalho. No que tange à profissão, os participantes ressaltam o pouco reconhecimento profissional e a desvalorização social da enfermagem, e entendem que essa situação está atrelada a questões histórica, cultural, religiosa, econômica e política.
Biblioteca responsável: CO243.1