Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Systemic Arterial Hypertension in Patients Exposed to Cesium-137 in Goiânia-GO: Prevalence Study / Hipertensão Arterial Sistêmica em Pacientes Expostos ao Césio-137 em Goiânia-GO: Estudo de Prevalência

Rodrigues, José Victor Rabelo; Pinto, Murillo Macêdo; Figueredo, Roberto Miller Pires; Lima, Helen de; Souto, Rafael; Sacchetim, Sylvana de Castro.
Arq. bras. cardiol ; 108(6): 533-538, June 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-887877
Resumo Fundamentos A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) na população brasileira, em populações não expostas ao Césio-137, apresenta prevalência de 28% em âmbito nacional. Porém, no grupo de radioacidentados, esses valores são desconhecidos.

Objetivo:

Analisar a prevalência da HAS em pacientes expostos ao Césio-137 ocorrido em Goiânia, cadastrados no Sistema de Monitoramento dos Radioacidentados (SISRAD) do Centro de Assistência aos Radioacidentados (C.A.R.A).

Métodos:

Estudo epidemiológico do tipo descritivo, observacional de caráter transversal realizado em Goiânia-Goiás, no período de agosto de 2013 a outubro de 2014, com grupo de pacientes cadastrados no Sistema de Monitoramento dos Radioacidentados (SISRAD) do Centro de Assistência aos Radioacidentados (C.A.R.A). Participaram da pesquisa 48 radioacidentados de um total de 102 que foram subdivididos em dois grupos grupo 1 com 40 e o grupo 2 com 62 participantes. Realizou-se uma pesquisa de campo com questionário fechado e semi-estruturado em que foram abordados os seguintes contextos perfil sociodemográfico, hábitos de vida e antecedentes pessoais. Criou-se um banco de dados utilizando-se o aplicativo Google Forms, da empresa de tecnologias na Web Google. Os dados devidamente coletados e armazenados foram importados e analisados no software estatístico SPSS, versão 21.

Resultados:

Dos 48 entrevistados a prevalência de HAS atingiu um total 25% deles (12 indivíduos), sendo 50% de mulheres (24) e 50% de homens (24), dentre estes, 22,9% (11) dos radioacidentados revelaram ser tabagistas.

Conclusão:

A prevalência de HAS na população de radioacidentados se manifesta de forma semelhante ao da população em geral.
Biblioteca responsável: BR1.1