Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mídia virtual como apoio aos adolescentes com doença crônica que buscam informação em saúde / Virtual media as support for adolescents with a chronic disease seeking health information

Silva dos Santos, Gabriela; Mara de Melo Tavares, Cláudia; Azevedo Queiroz, Ana Beatriz; Silva de Almeida, Inez; Sueli de Faria Pereira, Cosme; Eleuterio Ferreira, Rejane.
Av. enferm ; 35(2): 123-132, mayo-ago. 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-888406
Resumo

Objetivo:

Analisar as informações em saúde nas mídias virtuais de apoio buscadas pelos adolescentes que convivem com doença crônica.

Metodologia:

Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com 12 adolescentes que convivem com doença crônica. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin.

Resultados:

Os dados codificados e interpretados resultaram em três eixos temáticos Demanda de informação relacionada à definição da doença crônica, Demanda de informação relacionada à perspectiva de vida do adolescente com doença crônica e Demanda por informação relacionada à estética do adolescente com doença crônica.

Conclusão:

Os adolescentes que vivenciam uma condição crônica têm buscado apoio nas redes virtuais por meio de informações relacionadas à saúde. Esta tendência mostra que devemos renovar nossa perspectiva, como profissionais de saúde, sobre os processos de ajuda e cuidado, através da inserção da prática profissional de enfermagem na atual sociedade tecnológica.
Biblioteca responsável: CO136.1