Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A universalização e o acesso à saúde: consensos e dissensos entre profissionais e usuários / The universalization and access to health: consensus and disagreement between professionals and users

Oliveira, Denize Cristina de; Cecilio, Hellen Pollyanna Mantelo; Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Marques, Sérgio Corrêa; Spindola, Thelma; Pontes, Ana Paula Munhen de.
Cad. saúde colet., (Rio J.) ; 25(4): 483-490, out.-dez. 2017. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-890036
Resumo Objetivo Analisar a representação social do acesso ao sistema de saúde, antes e depois da implantação do Sistema Único de Saúde, na visão dos profissionais de saúde e dos usuários. Métodos Estudo pautado na Teoria das Representações Sociais, desenvolvido em seis instituições de saúde no município do Rio de Janeiro. A amostra de conveniência foi composta por 102 profissionais de saúde e 104 usuários. A coleta de dados foi realizada entre 2009 e 2010, por meio de entrevistas semidirigidas e a análise do corpus foi realizada pela técnica de análise lexical mecanizada, no software Alceste. Resultados As unidades de contexto elementares foram divididas em dois grandes blocos temáticos, que discutem a saúde como direito de todos e dever do Estado. Os entrevistados apontam diferenças entre o antes e o depois da implantação do novo sistema de saúde, que assegura o acesso a todos, independentemente do vínculo empregatício, porém consideram tal característica como responsável pela demanda excessiva e demora no atendimento. Conclusão A dimensão das atitudes da representação mostra um posicionamento negativo frente às dificuldades de implementação do sistema e positivo diante dos direitos conquistados, além do conhecimento fragmentado dos princípios do Sistema Único de Saúde.
Biblioteca responsável: BR1506.1