Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Correlation of tokuhashi and tomita scores with the prognosis in metastatic breast cancer / Correlação dos escores de tokuhashi e tomita com o prognóstico em tumor metastático de mama / Correlación de las puntuaciones de tokuhashi y tomita com el pronóstico en tumor metastásico de mama

Bechara, Alexandre Henrique Silveira; Cliquet Junior, Alberto; Risso Neto, Marcelo Ítalo; Veiga, Ivan Guidolin; Pasqualini, Wagner; Tebet, Marcos Antônio; Cavali, Paulo Tadeu Maia; Landim, Elcio.
Coluna/Columna ; 16(3): 231-235, July-Sept. 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-890902
RESUMO Objetivo: O objetivo do presente estudo é avaliar a concordância entre os escores de Tokuhashi e Tomita com o prognóstico das pacientes acometidas por metástases vertebrais por tumor de mama, atendidas no ambulatório da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Métodos: Foram avaliadas retrospectivamente 29 pacientes com metástases vertebrais de tumor de mama. Vinte pacientes foram tratadas com cirurgia e terapia adjuvante e apenas nove receberam tratamento conservador (quimioterapia/radioterapia) ou paliativo/suporte, dependendo dos escores de Tokuhashi e Tomita. Resultados: No estudo, foram selecionadas pacientes do sexo feminino acometidas por metástase vertebral decorrente de tumor de mama; média de idade de 57,6 anos (DP = 11,8 anos). A acurácia da escala de Tokuhashi foi de 62,1% e a de Tomita, 72,4%. Além disso, a escala de Tomita concentra a maioria das classificações das pacientes do grupo por mais de 12 meses (69%), indicando boa relação com o prognóstico a longo prazo (>12 meses). Nenhuma das características avaliadas - idade ou cirurgia - influenciou estatisticamente a sobrevida das pacientes com tumor primário de mama (p > 0,05). Conclusão: Os escores de Tokuhashi e de Tomita apresentaram boa acurácia com relação ao prognóstico das pacientes acometidas por metástase na coluna vertebral decorrente de tumor de mama.
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR 15.3