Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The view of nurses about educational practices targeted at people with a stoma / La visión de los enfermeros sobre las prácticas educativas dirigidas estomizadas personas / A visão dos enfermeiros sobre as práticas educativas direcionadas as pessoas estomizadas

Maurício, Vanessa Cristina; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Costa, Carolina Cabral Pereira da; Dias, Midian Oliveira.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 21(4): e20170003, 2017.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-891697

Objetivo:

Analisar o ponto de vista dos enfermeiros sobre as ações educativas realizadas com as pessoas com estomia, visando à inclusão social.

Método:

Pesquisa qualitativa e exploratória, interpretativa e crítica, apoiada na perspectiva dialética, realizada em um Centro Municipal de Reabilitação, do Rio de Janeiro, com seis enfermeiros. Utilizou-se a triangulação do método por meio da entrevista individual, da observação participante e da análise documental. Analisaram-se as informações a partir da abordagem histórico-dialética.

Resultados:

Os enfermeiros consideraram importante o preparo das pessoas com estomia para o alcance da autonomia e independência através do ensino do autocuidado, e destacaram esse aspecto como o mais relevante entre todas as ações realizadas no processo educativo.

Conclusões:

Os enfermeiros apresentavam uma prática humanizada e as estratégias educativas realizadas por estes profissionais objetivavam tornar o processo educativo mais dinâmico, voltado para a prática e direcionado às reais necessidades da clientela.
Biblioteca responsável: BR442.1