Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ações e interações na prática clínica do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde / Acciones e interacciones en la práctica del enfermero en la Atención Primaria de Salud / Actions and interactions in clinical nursing practice in Primary Health Care

Kahl, Carolina; Meirelles, Betina Hörner Schlindwein; Lanzoni, Gabriela Marcellino de Melo; Koerich, Cintia; Cunha, Kamylla Santos da.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 52: e03327, 2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-896668
RESUMO

Objetivo:

Compreender as ações e interações suscitadas no desenvolvimento da prática clínica do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde.

Método:

Pesquisa qualitativa ancorada na Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados foram coletados entre abril e outubro de 2016, com enfermeiros divididos em dois grupos amostrais.

Resultados:

Participaram da pesquisa 18 enfermeiros. A categoria "Reconhecendo a Sistematização da Assistência de Enfermagem como elemento essencial na prática clínica do enfermeiro" sustenta o componente "ações-interações" e é composta por duas subcategorias "Efetuando a prática clínica nas consultas de enfermagem", que apresenta os desafios encontrados para a realização da prática clínica, e "Evidenciando instrumentos gerenciais para a prática clínica baseada em evidência", que opera por meio de estratégias em reposta ao fenômeno do estudo.

Conclusão:

As ações desenvolvidas na prática clínica do enfermeiro destacam-se pela sistematização da assistência nas consultas de enfermagem, momento de interação direta com o indivíduo, contribuindo para a melhoria da qualidade do cuidado prestado.
Biblioteca responsável: BR41.1