Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mortalidade por quedas de leitos hospitalares: estudo retrospectivo / Mortalidad por caídas de lechos hospitalarios: estudio retrospectivo / Mortality due to falls from hospital beds: a retrospective study

Bausch, Amanda Bierhals; Waterkemper, Roberta; Linch, Graciele Fernanda da Costa; Paz, Adriana Aparecida; Pelegrini, Alísia Helena Weis.
Rev. baiana enferm ; 31(2): e17023, 2017. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-897472
Objetivo identificar a prevalência e caracterizar os óbitos por quedas de leito hospitalar em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e no Brasil. Método estudo retrospectivo, com dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), realizado em 2015. Utilizou-se a classificação CID-10 W06 Queda de um leito. Calculou-se frequência relativa, razão de sexos e taxas de letalidade. Resultados na distribuição por faixa etária, verificou-se maior número de óbitos a partir dos 60 anos. O sexo feminino predominou no número total de óbitos, mas até os 70 anos morreram mais homens. Os coeficientes de letalidade aumentaram progressivamente nas três esferas governamentais. Conclusão as quedas não se caracterizaram como um problema exclusivo dos pacientes, mas também dos prestadores de cuidados e das instituições hospitalares. Por isso, a promoção de segurança do paciente e, especificamente, a prevenção de quedas do leito constituem-se em um desafio para os serviços e profissionais de saúde.
Biblioteca responsável: BR21.2