Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Plano de parto como estratégia de empoderamento feminino / Plan de parto como estrategia de empoderamiento femenino / Birth plan as a female empowerment strategy

Mouta, Ricardo José Oliveira; Silva, Tania Maria de Almeida; Melo, Paula Titara da Silva; Lopes, Natália de Souza; Moreira, Vanessa dos Anjos.
Rev. baiana enferm ; 31(4): e20275, 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-897512

Objetivo:

analisar como o plano de parto propiciou o empoderamento feminino durante o trabalho de parto e parto.

Método:

estudo exploratório qualitativo. Os dados foram coletados mediante a entrevista semiestruturada, entre maio e junho de 2016. O tratamento analítico empregado foi a análise de conteúdo.

Resultados:

a partir da análise dos dados emergiram três categorias Plano de parto — um direito da mulher até então desconhecido; Plano de parto — uma tecnologia integrada à assistência do enfermeiro obstétrico; Plano de parto — uma tecnologia a favor do empoderamento feminino no parto. Com esse estudo, percebemos que existe um desconhecimento acerca do plano de parto, independentemente da idade, escolaridade ou número de gestações das entrevistadas.

Conclusão:

destacou-se a importância do enfermeiro obstétrico atuando em partos e utilizando o plano de parto como uma tecnologia não invasiva. A construção do plano de parto durante o pré-natal contribui para o desenvolvimento favorável do trabalho de parto.
Biblioteca responsável: BR342.1