Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validation of educational booklet for HIV/Aids prevention in older adults / Validación de una cartilla educativa para la prevención del VIH/sida en ancianos / Validação de cartilha educativa para prevenção de HIV/Aids em idosos

Cordeiro, Luana Ibiapina; Lopes, Thais de Oliveira; Lira, Luciane Elise de Abreu; Feitoza, Sarah Maria de Sousa; Bessa, Maria Eliana Peixoto; Pereira, Maria Lúcia Duarte; Feitoza, Aline Rodrigues; Souza, Adriano Rodrigues de.
Rev. bras. enferm ; 70(4): 775-782, Jul.-Aug. 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-898175
RESUMO

Objetivo:

Descrever o processo de construção e validação de cartilha educativa para prevenção de HIV/Aids em idosos.

Método:

Estudo metodológico desenvolvido em duas etapas - construção da cartilha e validação do material educativo por juízes. O processo de construção envolveu um diagnóstico situacional com idosos, cujo resultado apontou lacunas no conhecimento com relação ao HIV/Aids. Já o processo de validação foi realizado por nove juízes, selecionados por conveniência. Considerou-se uma concordância de no mínimo 0,80, analisado pelo índice de validade de conteúdo.

Resultados:

Optou-se por um diálogo entre dois idosos dividido em três categorias mitos e tabus; desconhecimento; e prevenção e importância do diagnóstico. A média dos itens foi de 0,90. As sugestões realizadas pelos juízes foram acatadas e modificadas para a versão final.

Conclusão:

O material apresentou conteúdo relevante para os juízes, além de poder ser utilizado pelos profissionais de saúde no ensino e esclarecimento de questões sobre a temática.
Biblioteca responsável: BR1.1