Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Knowledge of adolescents regarding sexually transmitted infections and pregnancy / Conocimiento de adolescentes acerca de enfermedades de transmisión sexual y embarazo / Conhecimento de adolescentes relacionados às doenças sexualmente transmissíveis e gravidez

Almeida, Rebeca Aranha Arrais Santos; Corrêa, Rita da Graça Carvalhal Frazão; Rolim, Isaura Letícia Tavares Palmeira; Hora, Jessica Marques da; Linard, Andrea Gomes; Coutinho, Nair Portela Silva; Oliveira, Priscila da Silva.
Rev. bras. enferm ; 70(5): 1033-1039, Sep.-Oct. 2017.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-898249
RESUMO

Objetivo:

investigar o conhecimento de adolescentes relacionado às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), AIDS e gravidez, além de conhecer a compreensão sobre o papel da escola na educação sexual.

Método:

estudo qualitativo, descritivo, desenvolvido por meio de entrevista semiestruturada e formulário para caracterização dos participantes, com 22 adolescentes entre 16 e 19 anos de idade, estudantes do Ensino Médio em uma escola pública. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo.

Resultados:

da análise emergiram quatro categorias temáticas Sexualidade e educação sexual; Compreensão de comportamentos de risco; Conhecimento de IST/AIDS; Conhecimento e práticas de prevenção. Considerações finais revelou-se a necessidade de ações educativas de prevenção para os adolescentes, pois a falta de informações contribui para a sua vulnerabilidade. Os adolescentes reconhecem a importância da educação sexual; consequentemente, é importante a implementação de estratégias de promoção e de proteção à saúde no ambiente escolar para contribuir e fortalecer o autocuidado na saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1