Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The essence of care in health vulnerability: a Heideggerian construction / La esencia del cuidado en la vulnerabilidad de la salud: una construcción heideggeriana / A essência do cuidado na vulnerabilidade em saúde: uma construção heideggeriana

Cestari, Virna Ribeiro Feitosa; Moreira, Thereza Maria Magalhães; Pessoa, Vera Lúcia Mendes de Paula; Florêncio, Raquel Sampaio; Silva, Maria Rocineide Ferreira da; Torres, Raimundo Augusto Martins.
Rev. bras. enferm ; 70(5): 1112-1116, Sep.-Oct. 2017. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-898253
RESUMO

Objetivo:

Refletir sobre a essência do cuidado na vulnerabilidade em saúde sob a perspectiva fenomenológica de Martin Heidegger.

Método:

Estudo teórico-reflexivo, ancorado em três partes essenciais 1) O cuidado em Heidegger; 2) A essência do cuidado na vulnerabilidade em saúde; e 3) As ações do cuidar em enfermagem na vulnerabilidade em saúde.

Resultados:

A vulnerabilidade deve ser reconhecida como traço indelével da condição humana e tem seus constituintes na pessoa humana, co-presenças e cuidado. O cuidar é um processo interativo que se desvela na relação com o outro. Respeitar a integridade do Ser em vulnerabilidade deve ser prioridade no cuidar em enfermagem, por meio de comportamentos que privilegiem o Ser.

Conclusão:

Compreender ontologicamente o cuidado e a sua relação com a vulnerabilidade sob o olhar fenomenológico de Heidegger permitiu desvelar as facetas do cuidado na vulnerabilidade em saúde, agregando ao corpo de conhecimento da Enfermagem uma perspectiva compreensiva e reflexiva.
Biblioteca responsável: BR1.1