Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Developing skills learning in obstetric nursing: approaches between theory and practice / Desarrollando competencias en enseñanza de enfermería obstétrica: aproximaciones entre teoría y práctica / Desenvolvendo competências no ensino em enfermagem obstétrica: aproximações entre teoria e prática

Lima, Maria de Fátima Gomes; Pequeno, Alice Maria Correia; Rodrigues, Dafne Paiva; Carneiro, Cleide; Morais, Ana Patrícia Pereira; Negreiros, Francisca Diana da Silva.
Rev. bras. enferm ; 70(5): 1054-1060, Sep.-Oct. 2017.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-898261
RESUMO

Objetivo:

Analisar o desenvolvimento de competências profissionais em curso de pós-graduação em Enfermagem Obstétrica.

Método:

Pesquisa qualitativa, utilizando entrevista semiestruturada com 11 egressos da especialização em Enfermagem Obstétrica da Universidade Estadual do Ceará. Dados submetidos à análise temática.

Resultados:

Na ótica dos sujeitos, o curso confere o desenvolvimento de competências que fortalecem e ampliam o campo de atuação da enfermagem obstétrica. Embora resgate o conhecimento prévio dos discentes e as experiências vivenciadas, há distanciamento entre conteúdos ministrados e a prática de estágios, apresentados como desafios e dificuldades enfrentadas pelos egressos. Os achados sugerem revisão curricular, incorporando as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, superando a fragmentação entre teoria e prática. Considerações finais Os egressos se constituem em um corpus potencialmente implicado na construção e transformação de pensamentos e valores das instituições de saúde e ensino, necessários às mudanças nas organizações políticas e sociais, visando atendimento integral e igualitário à população.
Biblioteca responsável: BR1.1