Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Profile of intimate partner violence in Family Health Units / Perfil de las violencias por pareja íntima en Unidades de Salud de la Familia / Perfil das violências por parceiro íntimo em Unidades de Saúde da Família

Rafael, Ricardo de Mattos Russo; Moura, Anna Tereza Miranda Soares de; Tavares, Jeane Marques Cunha; Ferreira, Renata Evelin Moreno; Camilo, Glauce Gomes da Silva; Neto, Mercedes.
Rev. bras. enferm ; 70(6): 1259-1267, Nov.-Dec. 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-898307
RESUMO

Objetivo:

Estimar o perfil das situações de violência por parceiros íntimos que envolvem mulheres no âmbito da Estratégia Saúde da Família do município de Nova Iguaçu (Rio de Janeiro).

Método:

Trata-se de um estudo transversal realizado em quatro unidades com amostra de 640 mulheres entre 25 e 64 anos de idade. Apreendeu-se o fenômeno das violências com auxílio do instrumento Revised Conflict Tactics Scales, validado para o Brasil. A análise estatística levou em consideração a estimação das prevalências e o cálculo dos p-valores.

Resultados:

a associação entre as situações de violências e o perfil sociodemográfico demostrou significação estatística principalmente para as variáveis tempo de estudo e condições de moradia. Idade, etnia e classe econômica demonstraram associação com alguns tipos de violência, variando em forma e gravidade.

Conclusão:

O estudo investigou o perfil das situações de violências e possibilitou reflexões quanto às abordagens adotadas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família.
Biblioteca responsável: BR1.1