Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Possibilities of care for serodiscordant couples for HIV who got pregnant / Posibilidades de cuidados a la pareja serodiscordante al VIH durante el embarazo / Possibilidades de cuidado ao casal sorodiscordante para o HIV que engravidou

Langendorf, Tassiane Ferreira; Souza, Ivis Emília de Oliveira; Padoin, Stela Maris de Mello; Paula, Cristiane Cardoso de; Queiroz, Ana Beatriz Azevedo; Moura, Maria Aparecida Vasconcelos; Melo, Maria Carmen Simões Cardoso de; Silva, Lúcia de Fatima da.
Rev. bras. enferm ; 70(6): 1199-1205, Nov.-Dec. 2017.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-898324
RESUMO

Objetivo:

Compreender o significado da gestação para casais heterossexuais diante da situação de sorodiscordância para o HIV com vistas à construção de possibilidades de cuidado fundadas na subjetividade.

Método:

Investigação fenomenológica, referencial teórico-filosófico-metodológico de Martin Heidegger. Foi desenvolvida em um Hospital Universitário no interior do Sul do Brasil entre setembro de 2013 a maio de 2014 por meio de entrevista fenomenológica, da qual participaram 11 casais.

Resultados:

Para os casais, a gestação faz parte do seu vivido quando têm vontade, desejam e querem ter o filho do casal, mesmo quando um ou ambos já têm filhos de relacionamentos anteriores. Também faz parte quando consideram os riscos e não querem mais ter filhos nessas circunstâncias, mas de forma inesperada isso aconteceu.

Conclusão:

Compreender as necessidades e demandas reprodutivas desses casais se mostra como subsídio para a qualificação e aprimoramento da atenção como contribuição para o planejamento dos cuidados de enfermagem à saúde reprodutiva desse casal.
Biblioteca responsável: BR1.1