Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Identity of primary health care nurses: perception of "doing everything" / Identidad del enfermero en la Atención Primaria: percepción del "hacer de todo" / Identidade do enfermeiro na Atenção Básica: percepção do "faz de tudo"

Fernandes, Marcelo Costa; Silva, Lucilane Maria Sales da; Silva, Maria Rocineide Ferreira da; Torres, Raimundo Augusto Martins; Dias, Maria Socorro de Araújo; Moreira, Thereza Maria Magalhães.
Rev. bras. enferm ; 71(1): 142-147, Jan.-Feb. 2018.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-898353

RESUMO OBJETIVO:

Analisar, na discursividade do enfermeiro, o habitus que conforma sua identidade profissional no campo da Atenção Básica.

MÉTODO:

Estudo qualitativo, desenvolvido de março a outubro de 2015, com enfermeiros, em Unidade Básicas de Saúde de Cajazeiras (Paraíba) e Maracanaú (Ceará). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e verificados por análise de discurso.

RESULTADOS:

Enfermeiro associa, em sua prática e percepção, que a identidade profissional está atrelada ao sentido que envolve a palavra "tudo". Essa situação constitui um habitus que direciona a gama de ações cotidianas, muitas vezes distantes do núcleo do saber-fazer da profissão.Considerações finais: Ao tentar ser e fazer tudo na Atenção Básica, há na verdade repercussões negativas na identidade profissional do enfermeiro. Faz-se necessário encaminhamentos estratégicos para alcançar e se apropriar dos elementos que refletem a essência dessa categoria.
Biblioteca responsável: BR1.1