Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Training of adolescent multipliers from the perspective of health promotion core competencies / Formación de adolescentes multiplicadores en la perspectiva de las competencias de la promoción de la salud / Formação de adolescentes multiplicadores na perspectiva das competências da promoção da saúde

Silva, Kely Vanessa Leite Gomes da; Gonçalves, Gleice Adriana Araújo; Santos, Shayane Bezerra dos; Machado, Maria de Fatima Antero Sousa; Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida; Silva, Viviane Martins da; Ximenes, Lorena Barbosa.
Rev. bras. enferm ; 71(1): 89-96, Jan.-Feb. 2018.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-898361
RESUMO

Objetivo:

Reconhecer os domínios das competências de promoção da saúde no processo formativo de adolescentes realizado por acadêmicos de Enfermagem.

Método:

Estudo qualitativo e descritivo, que utilizou o aporte teórico metodológico Developing Competencies and Professional Standards for Health Promotion Capacity Building in Europe (CompHP0), realizado com 14 acadêmicos de Enfermagem.

Resultados:

Evidenciaram-se quatro domínios Mudança Ativa; Mediar através de Parceria; Comunicação; e Liderança. Esses domínios advieram do interesse e do compromisso dos adolescentes na parceria intersetorial, no uso de técnicas de comunicação e no papel de facilitador para catalisar o aprendizado e o empoderamento.

Conclusão:

Percebeu-se que houve a presença de alguns domínios de competência na formação dos adolescentes, sugerindo que os acadêmicos de enfermagem atuassem como agentes promotores da saúde. Constituem-se desafios para a Enfermagem a implementação de aporte teórico do CompHP na graduação e formação permanente para efetivar ações no campo da promoção da saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1