Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Realities and perspectives of adolescent mothers in their first pregnancy / Realidades y perspectivas de madres adolescentes acerca del primer embarazo / Realidades e perspectivas de mães adolescentes acerca da primeira gravidez

Santos, Rita de Cássia Andrade Neiva; Silva, Raimunda Magalhães da; Queiroz, Maria Veraci Oliveira; Jorge, Herla Maria Furtado; Brilhante, Aline Veras Morais.
Rev. bras. enferm ; 71(1): 65-72, Jan.-Feb. 2018.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-898363
RESUMO

Objetivo:

compreender a trajetória de adolescentes acerca da primeira gravidez, contemplando realidades e perspectivas.

Método:

estudo qualitativo, fundamentado no referencial teórico de Schütz, com 30 adolescentes assistidas em ambulatório para adolescentes em Fortaleza, Ceará, Brasil. Das entrevistas narrativas realizadas no primeiro semestre de 2013, no retorno da primeira consulta do puerpério, identificaram-se os processos comunicativos, abstraíram-se as ideias centrais e unidades de sentidos expressas nas temáticas fui ficando e aconteceu a gravidez; realidades e perspectivas.

Resultados:

as adolescentes justificaram a gravidez pelo impulso sexual e prevenção insuficiente; narraram o medo enfrentado, dificuldades na maternidade e continuidade dos estudos. As realidades coexistiram com perspectivas de os familiares e companheiros ajudarem na educação do filho para obter um futuro diferente do que vivenciaram. Considerações finais as adolescentes vivenciaram a maternidade com conflitos ambivalentes por serem mães jovens, mas desejavam criar e educar os filhos, mesmo aquelas com as mínimas condições de sobrevivência.
Biblioteca responsável: BR1.1