Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acesso e adesão a medicamentos entre pessoas com diabetes no Brasil: evidências da PNAUM / Access and adherence to medication among people with diabetes in Brazil: evidences from PNAUM

Meiners, Micheline Marie Milward de Azevedo; Tavares, Noemia Urruth Leão; Guimarães, Luciano Santos Pinto; Bertoldi, Andréa Dâmaso; Pizzol, Tatiane da Silva Dal; Luiza, Vera Lucia; Mengue, Sotero Serrate; Merchan-Hamann, Edgar.
Rev. bras. epidemiol ; 20(3): 445-459, Jul.-Set. 2017. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-898599
RESUMO

Objetivo:

Descrever as pessoas com diabetes no Brasil e comparar suas características sociodemográficas, o acesso e a adesão autorreferida aos medicamentos prescritos.

Métodos:

Análise de dados oriundos da Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos, um inquérito domiciliar, com plano amostral por conglomerados, segundo domínios de sexo e idade e representatividade nacional e macrorregional. Os adultos (≥ 20 anos) que referiram ter diabetes constituíram a amostra. Analisaram-se as frequências ponderadas das variáveis na amostra e aplicou-se o teste do χ2 de Pearson para avaliar a significância estatística das diferenças entre os estratos para os dados de acesso, forma de financiamento e adesão aos medicamentos, considerando o nível de significância de 5%.

Resultados:

Encontrou-se uma maior proporção de mulheres, de maiores de 60 anos e da classe econômica C. A maioria referiu ter duas ou mais comorbidades além do diabetes e tomar cinco ou mais medicamentos. Quanto ao acesso, 97,8% dizem ter acesso aos medicamentos prescritos para diabetes e 70,7%, que os obtêm de forma totalmente gratuita. Verificou-se baixa adesão ao tratamento farmacológico, com diferenças macrorregionais significativas (p = 0,001) e maior vulnerabilidade nas regiões sul e nordeste.

Conclusão:

Demonstrou-se melhor acesso aos medicamentos para diabetes no país. Entretanto, para melhorar a eficiência dos gastos públicos, ficou demonstrada a necessidade de melhorar a adesão ao tratamento medicamentoso.
Biblioteca responsável: BR1.1