Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Association between religiosity and functional capacity in older adults: a systematic review / Associação da religiosidade com a capacidade funcional em idosos: uma revisão sistemática

Amorim, Diane Nogueira Paranhos; Silveira, Clarrissa Marrreiros Lages da; Alves, Vicente Paulo; Faleiros, Vicente de Paula; Vilaça, Karla Helena Coelho.
Rev. bras. geriatr. gerontol. (Online) ; 20(5): 722-730, Sept.-Oct. 2017. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-898789
Resumo

Objetivo:

verificar a associação da religiosidade com a capacidade funcional em idosos.

Método:

revisão sistemática da literatura nas bases de dados Scielo, Lilacs, MEDLINE/PubMed e Portal de Periódicos CAPES. Os descritores foram selecionados por meio da lista de Descritores em Ciências da Saúde (Decs) e do Medical Subject Headings (Mesh). Foram incluídos artigos originais, em português e inglês, publicados no período de 2007 a 2017, com amostra composta por idosos de 60 anos ou mais. Excluíram-se estudos de revisão sistemática ou integrativa, estudos de caso, estudos de validação de escalas, dissertações e tese, estudos sobre suporte social religioso, além de artigos que incluíram na amostra idosos e adultos.

Resultados:

Foram identificados 280 artigos, dos quais, seis foram incluídos nesta revisão. A religiosidade foi associada à melhor capacidade funcional, ao enfrentamento da incapacidade e ao retardo do declínio funcional em idosos. Diferentes aspectos da religiosidade apresentaram associação com a capacidade funcional, tais como participação em atividades religiosas, desempenho de cargo de liderança religiosa e crenças e tradições religiosas. Em três artigos, a associação positiva da religiosidade com a capacidade funcional esteve ligada apenas às atividades religiosas públicas e não às práticas religiosas intrínsecas.

Conclusão:

a religiosidade está associada de forma significativa e positiva à capacidade funcional de idosos. A associação da religiosidade intrínseca com a capacidade funcional ainda não está clara. AU
Biblioteca responsável: BR1421.1