Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Coping strategies of people living with AIDS in face of the disease / Estratégias de enfrentamento utilizadas por pessoas vivendo com aids frente à situação da doença / Estrategias de enfrentamiento utilizadas por personas viviendo con SIDA frente a la situación de la enfermedad

Silva, Rafael Tavares Silveira; Silva, Richardson Augusto Rosendo da; Rodrigues, Iellen Dantas Campos Verdes; Souza Neto, Vinicius Lino de; Silva, Bárbara Coeli Oliveira da; Souza, Francisca Marta de Lima Costa.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 26: e2985, 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-901923
Identificar as estratégias de enfrentamento de pessoas vivendo com aids frente à situação da doença e analisá-las segundo variáveis socidemográficas, clínicas e hábitos de vida. Trata-se de um estudo transversal de cunho quantitativo. A amostra foi composta por 331 pessoas vivendo com aids atendidos em um ambulatório de um hospital de referência no tratamento da aids. Para coletar os dados, foi utilizado o Inventário de Estratégias de Enfrentamento. Houve maior referência nos modos de enfrentamento focados na emoção. Os escores médios das mulheres, dos trabalhadores, dos religiosos e dos que nunca abandonaram o tratamento foram mais elevados para todos os fatores. Os usuários que possuíam companheiro, moravam com familiares e receberam apoio no tratamento apresentaram maiores escores médios para os fatores confronto, afastamento e suporte social. Quanto ao lazer e a prática de exercícios físicos também predominou os modos focados na emoção. Identificou-se correlação entre o tempo de tratamento, escolaridade e renda familiar e os fatores do Inventário de Estratégias de Enfrentamento. O estudo permitiu evidenciar que os modos de enfrentamento mais frequentes foram os focados na emoção.
Biblioteca responsável: BR1.1