Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Development of a clinical protocol for detection of cervical cancer precursor lesions / Desenvolvimento de protocolo clínico para detecção de lesões precursoras do câncer de colo uterino / Desarrollo de protocolo clínico para detección de lesiones precursoras del cáncer de cuello uterino

Sousa, Deise Maria Do Nascimento; Chagas, Ana Carolina Maria Araújo; Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira; Stein, Airton Tetelbom; Oriá, Mônica Oliveira Batista.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 26: e2999, 2018. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-901942
RESUMO

Objetivos:

desenvolver e validar o conteúdo de um protocolo clínico direcionado à prevenção do câncer cervical na atenção primária.

Método:

Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento tecnológico em saúde(8) realizada em quatro etapas (1) submissão do projeto ao comitê de ética em pesquisa; (2) levantamento bibliográfico; (3) elaboração do protocolo clínico; e (4) validação de conteúdo. Na terceira etapa, as informações foram levantadas mediante pesquisa bibliográfica e consultados especialistas em ginecologia. Para a etapa final, foram selecionados quatro juízes que avaliaram o protocolo clínico segundo o AGREE 2. Foram considerados validados os domínios que obtiveram nível de concordância mínimo de 75% nas pontuações.

Resultados:

as pontuações obtidas, em cada domínio do instrumento, foram as seguintes domínio 1 (escopo e finalidade)=87,5%; domínio 2 (envolvimento das partes interessadas)=83,3%; domínio 3 (rigor do desenvolvimento)=79,7%; domínio 4 (clareza da apresentação)=76,3%; domínio 5 (aplicabilidade)=78,1%; e domínio 6 (independência editorial)=85,4.

Conclusão:

o protocolo clínico mostrou-se um material validado com pontuações superiores ao mínimo exigido. Obteve recomendações positivas com modificações e passou por ajustes a fim de torná-lo mais efetivo.
Biblioteca responsável: BR1.1