Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Promoção da autoeficácia em amamentar por meio de sessão educativa grupal: ensaio clínico randomizado / Promoción de la autoeficacia en amamentar por medio de sesión educativa grupal: ensayo clínico randomizado / Promotion of breastfeeding self-efficacy through a group education session: randomized clinical trial

Rodrigues, Andressa Peripolli; Dodt, Regina Claudia Melo; Oriá, Mônica Oliveira Batista; Almeida, Paulo César de; Padoin, Stela Maris de Mello; Ximenes, Lorena Barbosa.
Texto & contexto enferm ; 26(4): e1220017, 2017. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-904344
RESUMO

Objetivo:

avaliar o efeito da estratégia educativa em sessão grupal a partir da utilização do álbum seriado "Eu posso amamentar o meu filho" na promoção da autoeficácia em amamentar.

Método:

foi desenvolvido um ensaio clínico com 208 puérperas randomizadas aleatoriamente para o grupo intervenção ou controle. A intervenção consistiu na aplicação do álbum seriado "Eu posso amamentar o meu filho" em sessão grupal no alojamento conjunto. Utilizou-se a Breastfeeding Self-Efficacy Scale - Short Form para mensurar os escores de autoeficácia no período de acompanhamento (alojamento conjunto, 15 dias após o parto e mensalmente até os 120 dias).

Resultados:

encontrou-se maior percentual de mulheres com autoeficácia em amamentar alta ao longo do período de acompanhamento no grupo intervenção (p=0,002) e um aumento da média dos escores de autoeficácia nesse grupo no período de acompanhamento (p<0,05).

Conclusão:

houve modificação ou reforço da autoeficácia materna em amamentar com a utilização do álbum seriado em sessão grupal - Número de Registro RBR-6srs33.
Biblioteca responsável: BR17.1