Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Teoria de tornar-se humano para a classificação terminológica da enfermagem do trabalho / Teoría de tornarse humano para la clasificación terminológica de la enfermería del trabajo / Theory of human becoming for the terminological classification of occupational health nursing

Lins, Glauce Araújo Ideião; Nóbrega, Maria Miriam Lima da; Kamada, Ivone.
Texto & contexto enferm ; 26(4): e3760016, 2017. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-904360
RESUMO

Objetivo:

estruturar um subconjunto terminológico para a enfermagem do trabalho, com base teórica a identificação de termos relacionados com a enfermagem nos protocolos de saúde ambiental e do trabalhador e na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem.

Método:

estudo metodológico contendo as etapas de normalização de conceitos e estruturação do subconjunto terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem para Enfermagem do Trabalho, sustentado pela Teoria de Tornar-se Humano.

Resultados:

foram elaborados termos diagnósticos/resultados novos e distribuídos todos aqueles existentes na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem 2015. Embora os resultados desta pesquisa remetam à ênfase nos cuidados assistenciais individuais, os conceitos apresentados propuseram novas maneiras de interagir, inserindo a perspectiva da avaliação do enfermeiro do trabalho na tríade ambiente, indivíduo e medidas de promoção da saúde e estilo de vida saudáveis.

Conclusão:

o subconjunto proposto instrumentaliza a sistematização da assistência de enfermagem do trabalho, possibilita a avaliação da situação de saúde dos trabalhadores, gera estatísticas, bem como colabora com o desenvolvimento de políticas de saúde e com o planejamento do cuidado.
Biblioteca responsável: BR17.1