Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estratégias didáticas no processo de ensino-aprendizagem de gestão em Enfermagem / Estrategias didácticas en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la gestión en Enfermería / Didactic strategies in the teaching-learning process of Nursing management

Santos, José Luís Guedes dos; Souza, Carla Simone Bittencourt Netto de; Tourinho, Francis Solange Vieira; Sebold, Luciara Fabiane; Kempfer, Silvana Silveira; Linch, Graciele Fernanda da Costa.
Texto & contexto enferm ; 27(2): e1980016, 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-904459
RESUMO

Objetivo:

analisar as estratégias didáticas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de gestão em enfermagem.

Método:

revisão integrativa da literatura na base de dados Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online, utilizando-se os seguintes descritores e palavras-chave ensino, enfermagem, gestão, administração, gerenciamento, educação em enfermagem, organização e administração, educação a distância e gestão em saúde. A amostra foi composta por 23 publicações.

Resultados:

as estratégias didáticas utilizadas no ensino de gestão em enfermagem estão relacionadas, principalmente, ao método de trabalho independente e método de trabalho em grupo. Destacaram-se as estratégias que possibilitam a articulação entre teoria e prática, tais como planejamento estratégico situacional, metodologia da problematização com o método do Arco de Maguerez, seminários, oficinas e exposições dialogadas interativas.

Conclusão:

o ensino de gestão em enfermagem está acompanhando as mudanças pedagógicas da educação superior na área da saúde.
Biblioteca responsável: BR17.1