Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Agentes comunitários de saúde na atenção primária no brasil: multiplicidade de atividades e fragilização da formação / Community health agents in primary attention in brazil: multiplicity of activities and fragilization of training / Agentes comunitarios de salud en la atención primaria en brasil: multiplicidad de actividades y fragilización de la formación

Samudio, Jania Lurdes Pires; Brant, Letícia Carneiro; Martins, Ana Clara de Freitas Dias Costa; Vieira, Maria Aparecida; Sampaio, Cristina Andrade.
Trab. educ. saúde ; 15(3): 745-769, set.-dez. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-904474
Resumo O estudo teve como objetivo avaliar, mediante revisão integrativa, o conhecimento produzido na literatura acerca das atividades desempenhadas pelos agentes comunitários de saúde no Brasil e em outros países. A busca de dados, realizada no período de 2010 a 2014, abrangeu Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Medical Literature Analysis and Retrieval System On-line e US National Library of Medicine National Institutes of Health. Dos 240 estudos identificados, 27 foram incluídos nesta revisão. A literatura evidencia as funções que os agentes comunitários de saúde exercem, em variedade de ações em diversos contextos geográficos e culturais. O agente tem diferentes inserções no mercado de trabalho e vivencia fragilidades, oriundas de contextos socioculturais da comunidade, da necessidade de maior reconhecimento do sistema de saúde e da equipe. Sua posição entre a comunidade e a equipe de saúde é estratégica, contribuindo para a saúde da comunidade. Deve-se proporcionar formação propícia à sua atuação e possibilitar o acesso à educação permanente, além de se promoverem recursos para maior valorização da equipe de saúde em sua relação com a sociedade.
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR15.3