Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Family caregivers: Competence in the care of the chronically ill / Cuidadores familiares: Competencia en la atención de enfermos crónicos / Cuidadores familiares: Habilidade no atendimento de doentes crónicos

Vega Angarita, Olga Marina; Peñaranda Pabón, Elkin Herney; Rico Medina, Yury Alexandra; Rozo Hurtado, Yoli Andreina.
Rev. cienc. cuidad ; 15(1): 7-17, 2018.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-906329

Introdução:

Dada a magnitude da demanda e custos dos cuidados, doenças crônicas têm tornado visível um número crescente de cuidadores que são novos para o papel sem o treinamento e competição necessário.

Objetivo:

Descreva a competência para cuidados domiciliários de cuidadores de pessoas com doença crônica em uma instituição de provedor de serviços de San José de Cúcuta.

Materiais e Métodos:

Um estudo quantitativo descritivo transversal, desenvolvido na primeira metade de 2017. A amostra consistiu de cuidadores de 360 pessoas com doença crónica. CGP-A-C © -ficha técnica de caracterização de cuidadores familiares de pessoas com doenças não transmissíveis crónicas e o instrumento foram empregadas as ferramentas desenvolvidas pela medicina de grupo, paciente crônico da Faculdade de Enfermagem da Universidade Nacional da Colômbia chamado "cuidar" - versão curta para medir a competência de atendimento domiciliar.

Resultados:

Os níveis baixos e médios de competência dos cuidadores foram relatados no exercício do seu papel no cumprimento das categorias mais afetadas e Divirta Conhecimento (Bem-estar). Importante, não-cuidadores relataram um nível de competência alta na hora de desempenhar o seu papel.

Conclusão:

Os resultados mostram que a necessidade de intervenção de enfermagem no fortalecimento cuidadores concorrência continua a ser um importante desempenho constante.
Biblioteca responsável: CO648.1