Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Salud sexual reproductiva en estudiantes universitarios: conocimientos y prácticas / Sexual and reproductive health in university students: beyond knowledge and practices / Saúde sexual reprodutiva em estudantes universitários: conhecimentos e práticas

Herrera Zuleta, Ivett Adriana; Reyes Salazar, Jonathan Fernando; Rojas Velasco, Katherine Patricia; Tipán, Magda Lizeth; Torres López, Carlos Andrés; Vallejo Trujillo, Lina Marcela; Zemanate Ordoñez, Luis Felipe.
Rev. cienc. cuidad ; 15(1): 58-70, 2018.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-906364

Objetivos:

Descrever os conhecimentos e práticas relacionados com a saúde sexual e reprodutiva em estudantes de uma Universidado sudoeste Colombiano.

Materiais e Métodos:

A pesquisa quantitativa transversal descritiva prospectiva; foi realizado em estudantes matriculados em I e II, semestre 2016; cálculo da amostra foi obtida utilizando a fórmula de variância desconhecida e a população total conhecido (3489), obtendo-se um tamanho de amostra de 415 estudantes. Foi utilizado um tipo de instrumento de pesquisa estruturada. Os dados foram processados pelo pacote estatístico Excel versão 2010 e SPSS versão 22, para determinar o significado do teste foram utilizados do qui-quadrado de associação com uma confiabilidade de 95%.

Resultados:

Na população estudada predominância do sexo masculino de 50,7%, a idade média dos alunos era de 19 anos, descobrindo que 81% estão em uma fase de adolescência tardia, 62% têm um nível de conhecimentos regulares saúde sexual e reprodutiva, 78% inicio vida sexual com uma idade média de 16 anos, uma grande porcentagem desses estudantes estão entre 1 e 3 parceiro (s) ano sexual. 70% usam preservativo em sua primeira relação sexual e 12,3% da população usava a pílula de emergência.

Conclusões:

O nível de conhecimento sobre a saúde sexual e reprodutiva é regular. A maioria dos estudantes pesquisados usar pelo menos um método de planejamento familiar em suas relações sexuais.
Biblioteca responsável: CO648.1