Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Application of theoretical and methodological components of nursing care / Aplicación de los elementos teóricos y metodológicos del cuidado de enfermería / Aplicação de elementos teóricos e metodológicos dos cuidados de enfermagem

Morales Aguilar, Rosa del Socorro; Lastre Amell, Gloria Elena; Pardo Vásquez, Alba Cecilia.
Rev. cienc. cuidad ; 13(2): 107-120, 2016.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-906674

Introdução:

os elementos teóricos e metodológicos são os conhecimentos próprios em enfermagem, e se referem a modelos, teorias, processos de atendimento, taxonomia de diagnósticos de enfermagem, o sistema de classificação de intervenções de enfermagem, e o sistema de classificação de resultados, os quais fundamentam os cuidados de enfermagem na prática professional.

Materiais e métodos:

realizou-se busca em Google Acadêmico, revisando as bases de dados de Scielo, Ciberindex, Index Enfermagem, Dialnet, Redalyc, Medline, identificando 70 artigos publicados entre 2005-2015, selecionando-se 52. As palavras-chave utilizadas foram cuidados de enfermagem , diagnóstico de enfermagem , classificação, teoria de enfermagem, processo de atendimento, intervenção e resultados de enfermagem, nas línguas espanhol e português.

Resultados:

os estudantes em formação, recebem conhecimentos no processo de enfermagem, NANDA Internacional, classificação das intervenções, resultados enfermeiros e elementos teóricos. Se aplicam as teorias de Dorotea Orem, Callista Roy, Nola Pender, Virginia Henderson, Florence Nigthingale e Betty Neuman. A aplicação do processo de enfermagem é limitado e é percebida falta de familiaridade com a taxonomia internacional, principalmente pelos professionais de enfermagem na área assistencial.

Conclusão:

o desafio da enfermagem é de continuar a solidificar ao corpo de conhecimento científico e desfazer a lacuna entre a teoria e prática.
Biblioteca responsável: CO648.1