Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Os prestadores de cuidados e competência no cuidado de suas famílias / Cuidadores y su competencia en la atención de sus familiares / Caregivers and competence in the care of their families

Vega Angarita, Olga Marina.
Rev. cienc. cuidad ; 13(1): 9-22, 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-906680

Objetivo:

descrever o perfil demográfico e da competência dos cuidadores familiares de pessoas afetadas por doenças crónicas.

Materiais e Métodos:

estudo quantitativo, descritivo transversal foi realizado em 200 cuidadores familiares de residentes doentes crónicos da área de influência de uma instituição que presta jardas do distrito de saúde primários. Na medição das características sócio demográficas foi utilizado instrumento Grupo Crônica Care Paciente, Universidade Nacional, Groomer, e a avaliação da concorrência Competitivo Instrumento Care-cuidador (versão resumida).

Resultados:

sociodemográficas e da concorrência na participação nos resultados são descritos. A maior valorização dos cuidadores em conhecimento, singularidade, categorias instrumentais e antecipação encontrado; mas não em tamanho e desfrutar de relações sociais e interação.

Conclusões:

reconhecendo a competência como um elemento essencial para o desempenho do cuidado, é um aspecto da análise de desempenho, novas maneiras de abordar a pessoa e seu cuidador.
Biblioteca responsável: CO648.1