Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento de profissionais da atenção básica sobre as competências de promoção da saúde / Conocimiento de los profesionales de la atención básica sobre las competencias de la promoción de la salud / Primary health care professionals' knowledge of health promotion competencies

Sobral, Iriana Lays Lima; Machado, Lucas Dias Soares; Gomes, Silvia Helena Pereira; Pequeno, Alice Maria Correia; Nuto, Sharmênia de Araújo Soares; Machado, Maria de Fátima Antero Sousa.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 31(2): 1-7, 22/06/2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-906922

OBJETIVO:

Reconhecer no processo de trabalho dos profissionais da atenção básica, junto a Estratégia Saúde da Família, os domínios de competências em promoção da saúde diante das ações praticadas com base no referencial das Competências em Promoção da Saúde (CompHP).

MÉTODOS:

Trata-se de estudo descritivo e exploratório de natureza qualitativa, realizado no município de Acopiara, Ceará, Brasil. Participaram do estudo, desenvolvido no período de março a junho de 2016, nove profissionais com atuação definida na Estratégia Saúde da Família. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e organizados a partir da técnica da análise temática das falas dos participantes.

RESULTADOS:

Os profissionais desconhecem o referencial do CompHP, bem como os seus domínios e as competências propostas. Entretanto, evidencia-se que os domínios de diagnóstico, comunicação, liderança, possibilidade de mudanças e advocacia em saúde são manifestados nas falas dos participantes. Deste modo, os saberes e práticas dos profissionais articulam-se aos domínios de competências do CompHP supracitados. Os domínios não manifestados pelos profissionais foram parceria, planejamento, implementação e avaliação em saúde.

CONCLUSÃO:

Observou-se o desconhecimento dos profissionais quanto à existência e proposta no referencial do CompHP, o que revela a necessidade de incluí-los nos momentos formativos, em todo e qualquer nível de formação. (AU)
Biblioteca responsável: BR6.1