Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção masculina sobre atividade sexual no período gestacional / Percepción masculina sobre la actividad sexual en el período gestacional / Male perception of sexual activity in the gestational period

Alves, Dailon de Araújo; Alves, Brunna Suélli de Souza; Santana, Willma José de; Moreira, Felice Teles Lira dos Santos; Oliveira, Dayanne Rakelly de; Albuquerque, Grayce Alencar.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 31(2): 1-9, 22/06/2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-906924

OBJETIVO:

Descrever a percepção dos homens, no contexto do cotidiano vivido com suas companheiras grávidas, sobre a atividade sexual no período gestacional.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do qual participaram 10 cônjuges de gestantes atendidas em Unidades Básicas de Saúde do município de Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil. Os dados foram coletados nos meses de setembro e outubro de 2015, por meio de entrevista semiestruturada e avaliados através da técnica sistemática de análise de conteúdo à luz da literatura pertinente.

RESULTADOS:

Os entrevistados, em sua maioria, pertenciam à faixa etária compreendida entre 24 e 29 anos, frequentaram o ensino médio e eram casados. Para os participantes do estudo, no que se refere à sexualidade, é compreendida por alguns para além do ato sexual, enquanto, para outros, a sexualidade relaciona-se apenas ao coito. Quanto à atividade sexual, identificaram-se mudanças em decorrência da gravidez, embora a prática tenha permanecida inalterada. Mitos associados à hipótese do sexo como prejudicial à gestação foram descartados.

CONCLUSÃO:

A prática sexual pode sofrer modificações em decorrência da gestação, as quais dependem, para além das alterações biológicas decorrentes do período gestacional, de simbologias e constructos sociais que ditam valores e normas quando o assunto é a manutenção ou não do ato sexual durante a gravidez. (AU)
Biblioteca responsável: BR6.1