Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Promoção do aleitamento materno no pré-natal: discurso das gestantes e dos profissionais de saúde / Promotion of breastfeeding in prenatal care: the discourse of pregnant women and health professionals / Promoción de la lactancia materna en la atención prenatal: discurso de las mujeres embarazadas y de los profesionales de la salud

Silva, Daniela Duarte da; Schmitt, Isabel Maria; Costa, Roberta; Zampieri, Maria de Fátima Motta; Bohn, Ingrid Elizabete; Lima, Margarete Maria de.
REME rev. min. enferm ; 22: e-1103, 2018.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-907142

Objetivo:

analisar o discurso de gestantes e profissionais de saúde sobre as orientações acerca do aleitamento materno fornecidas durante o pré-natal na rede básica de saúde.

Método:

pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva. A coleta de dados foi realizada de março a julho de 2015, por meio de entrevistas semiestruturada com 11 gestantes e oito profissionais de saúde do município de Florianópolis ­ Santa Catarina. Os dados foram analisados a partir do discurso do sujeito coletivo.

Resultados:

a análise dos dados deu origem a três discursos coletivos promoção do aleitamento materno no pré-natal, orientações sobre aleitamento materno somente no puerpério e outras fontes de informação sobre aleitamento materno. Entre as orientações fornecidas durante o pré-natal destacam-se aquelas relativas ao preparo das mamas, vantagens da amamentação e importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida.

Conclusão:

percebeu-se a ausência de orientações sobre manejo da amamentação. As gestantes indicam a busca por informações na mídia digital e nas redes de apoio. São necessárias estratégias com metodologias ativas e uso de redes sociais durante o pré-natal a fim de fomentar a promoção do aleitamento materno, garantir a segurança materna e alavancar as taxas prevalência de aleitamento materno no município.
Biblioteca responsável: BR21.2