Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidado de enfermagem às mães de recém-nascidos pré-termo para manutenção da lactação: estudo fenomenológico / Nursing care for mothers of pre-term newborns for maintenance of lactation: phenomenological study / Cuidado de enfermería a madres de recién nacidos prematuros para mantenimiento de la lactancia materna: estudio fenomenológico

Trojahn, Tatiane Correa; Rodrigues, Andressa Peripolli; Langendorf, Tassiane Ferreira; Paula, Cristiane Cardoso de; Souza, Ívis Emília de Oliveira; Padoin, Stela Maris de Mello.
REME rev. min. enferm ; 22: :e-1105, 2018.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-907148

Objetivo:

compreender o significado do cuidado de enfermagem prestado às mães de recém-nascido pré-termo para manutenção da lactação na perspectiva dos profissionais de enfermagem que atuam em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Método:

estudo com abordagem fenomenológica, fundamentada no referencial de Martin Heidegger. Realizada entrevista com 10 profissionais de enfermagem entre abril e agosto de 2013, em Hospital Universitário do interior do Rio Grande do Sul, Brasil.

Resultados:

as profissionais anunciaram a referência temporal no cuidado, quando indicam que a visão da importância do aleitamento materno provém de sua experiência como mãe (passado) e como profissional (presente), aprendendo com colegas, mães e conhecimento científico, modificando sua visão da amamentação do recém-nascido de risco, abrindo-se para possibilidades de atuação para manutenção da lactação (futuro).

Conclusão:

compreender essa referência temporal implica reconhecer a necessidade de espaços institucionais para que os profissionais possam refletir e compartilhar seus vividos (passado), vivências e experiências (presente) para permanentemente construir conhecimentos e incorporá-los à sua prática (futuro), qualificando o cuidado às mães para manutenção da lactação.
Biblioteca responsável: BR21.2