Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relações de colaboração na rede brasileira de avaliação de tecnologias em saúde / Collaborative relations in Brazilian network assessment of thehealth technologies

Girardi, Juliana da Motta; Elias, Flávia Tavares Silva; Vanni, Tazio; Silva, Erica Tatiane.
Comun. ciênc. saúde ; 27(1): 71-82, jan. 2016. ilus, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-907575

Introdução:

no Brasil, a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) busca estabelecer a ponte entre pesquisa, política e gestão, fornecendo subsídios para decisões de incorporação, monitoramento e abandono de tecnologias. É formada por instituições de ensino e pesquisa voltada à geração e à síntese de evidências científicas para avaliar efeitos e eficiência de tecnologias para o SUS. A atuação em uma rede como a Rebrats, é importante no sentido de reforçar a capacidade de realização de estudos de Avaliação de Tecnologias em Saúde além de, contribuir com a formação continuada dos profissionais, reduzir duplicações desnecessárias e permitir um compartilhamento mais eficiente dos conhecimentos e informações.

Objetivo:

Identificar as relações de colaboração científica entre os autores que produziram e disseminaram os resultados de diferentes tipos de estudos – Revisões Sistemáticas, Pareceres Técnicos Científicos, Análise Econômicas - incluídos no Sistema de Informação da Rebrats, registrados no período de 2009 até setembro 2014.

Metodologia:

A análise de rede social foi a metodologia empregada, com a finalidade de identificar colaboração de coautoria entre os autores dos estudos produzidos. Como critério de inclusão para esse estudo, foram analisados os autores de grau (número de colaborações) igual ou maior de 29. Resultado e

conclusão:

Como resultado, foi demonstrado uma rede contendo 1094 autores (nós) e 4998 arestas (relações). Para análises futuras, considera-se fundamental avaliar as influências da Rebrats no campo da gestão, regulação e atenção à saúde prestada no âmbito do SUS, com o objetivo de compreender como a colaboração em rede auxilia na otimização desses processos.
Biblioteca responsável: BR599.1