Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aplicação da Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage em instituições de longa permanência / Application of the Yesavage Geriatric Depression Scale in long-term institutions

Freire, Hyanara Sâmea de Sousa; Oliveira, Ana Kelly da Silva; Nascimento, Maria Railisse Freitas do; Conceição, Mariely Silva da; Nascimento, Cidianna Emanuelly Melo do; Araújo, Priscila França de; Lima, Thalita de Moraes.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 21(237): 2030-2035, fev. 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-907871
A presente pesquisa buscou identificar a prevalência de depressão em idosos residentes em instituições de longa permanência e descrever as características socioeconômicas e clínicas dos idosos estudados. Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória, de abordagem quantitativa, realizada em três instituições de longa permanência da cidade de Teresina/PI. A amostra foi constituída de 54idosos e a coleta foi realizada por meio da aplicação da Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage, versão 15, e de um questionário sobre o perfil socioeconômico e clínico dos participantes. Dentre os idosos estudados, a prevalência de depressão foi de 98,1%. Em relação ao perfil socioeconômico, identificou-se a ocorrência de sintomas de depressão em idosos solteiros (87%), com renda de até um salário mínimo (81,5%), alfabetizados (44,4%) e católicos (92,6%). Quanto à situação clínica, predominaram idosos diabéticos (24,1%),hipertensos (37%), tabagistas (13%) e sedentários (75,9%). A depressão é uma patologia comum, com grande prevalência entre idosos institucionalizados e seu diagnóstico precoce pode colaborar para melhorar o cuidado e a qualidade de vida dos pacientes.
Biblioteca responsável: BR21.1