Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepções e necessidades dos familiares de pacientes internados em uma unidade cardiológica intensiva / Perceptións and needs of relatives of cardiac intensive care unit patients / Percepicion y necesidade de familiares de pacientes internados en una unidad de cuidados intensivos cardiólogicos

Camponogara, Silviamar; Santos, Tanise Martins dos; Rodrigues, Isabela Lencina; Amaro, Daniele de Almeida dos Santos; Winderlich, Monike Moniz Bevilacqua Turra.
REME rev. min. enferm ; 20: e-989, 2016.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-907921

OBJETIVO:

conhecer as percepções e as necessidades dos familiares dos pacientes internados em uma unidade cardiológica intensiva.

MÉTODOS:

investigação do tipo descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida com 10 familiares de pacientes internados na Unidade Cardiológica Intensiva de um hospital universitário do Rio Grande do Sul. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em 11 de outubro de 2011, sob o parecer n° 23081.013113/2011-89. A coleta de dados ocorreu entre novembro de 2011 e abril de 2012, por meio de entrevista semiestruturada, as quais foram analisadas conforme a análise de conteúdo de Bardin.

RESULTADOS:

os achados foram agrupados em duas categorias, destacando-se os sentimentos ambíguos despertados, a vivência de um momento singular de desamparo e de crença. Além disso, evidenciam como principais necessidades a importância do acolhimento dos familiares, adequação dos horários de visita, melhora na comunicação com a equipe de saúde e fornecimento de informações precisas aos familiares.

CONCLUSÃO:

a equipe multiprofissional precisa considerar o binômio paciente-familiar em suas atividades no contexto das unidades cardiológicas intensivas, buscando desenvolver estratégias de acolhimento que possibilitem a humanização da assistência e a otimização da recuperação dos pacientes.
Biblioteca responsável: BR21.1